domingo, 9 de agosto de 2009

Nossas Senhoras


Carmem Miranda foi nos anos 40 a primeira popstar mundial. Ainda não havia Elvis, nem James Brown, e o Frank Sinatra é um belo chato. Carmem foi a mais brasileira das portuguesas, e, a mais brasileira das brasileiras, porque inventou um ícone de brasilidade. O ícone definitivo.

Nosso país é uma terra de cantoras. Uma tradição paradoxalmente machista. Os homens escreviam as letras e as mulheres cantavam. Como musas, sereias, Iemanjás... Acredito que esse processo não foi muito diferente nos outros países.

A partir dos anos 70 a coisa começou a mudar, aqui e lá fora. As cantoras-compositoras puderam se destacar no auge de uma indústria fonográfica faminta e sintonizada com os avanços feministas. Rita Lee foi o símbolo dessa geração.

Na década de 80, Maria Bethânia fez muito barulho e vendeu milhões, sendo o que é, maravilhosa.

Adoro as meninas do ABBA, Mama Cass, Kate Bush, Irene Cara e Gal foi fatal. Sinead é sublime. Donna Summer tem voz de inverno, de açúcar, de anjo...

A Melhor é nossa, Elis, impecável. A Maior, peca, é do mundo, é nossa também: Madonna, a mais famosa e influente cantora que já existiu. Seu maior trunfo é poder ser tudo. Pegou pra si um pedacinho do paraíso, rápida, como um raio de luz.

Madonna: santa, guerreira, mulher-macho-sim-senhor porque ela é americana e não desiste nunca.
A mais brilhante de todas as Marias.


Ariel Pádua


Maria Bethânia é a segunda artista feminina em vendagem de discos na história do Brasil, atrás apenas de Xuxa. Revolucionou a forma de fazer espetáculos no Brasil, intercalando músicas com poemas.

5 comentários:

Jeam Camilo disse...

"A mais brilhante de todas as MArias".
Com frases como essas que você mata a gente de deleite e orgulho.... Brilhante é você..e não é falso...

jh.sil disse...

Ainda bem que 'bilheteria' nunca foi, e nunca será, modo de medir qualidade. O pior é que há quem acredite que seja =/.

Ariel Pádua disse...

bilheteria não mede qualidade, mede popularidade. popularidade + qualidade é possível? sim. na minha opinião (a única que posso ter, oras). mas pra isso tem que ser mestre.

não citei nada de jazz, blues porque não faz parte do meu cardápio e eu não estaria sendo honesto comigo mesmo.

meu negócio é pop. E a melhor banda do mundo chama-se THE MAMAS AND THE PAPAS (Mama Cass, "gênia").

não consegui citar nenhuma cantora dos anos 91 pra cá... só a Madonna mesmo, que tá em todas.

jh.sil disse...

Referi-me ao fato de uma Xuxa estar à frente da Maricotinha (lamentavelmente, a meu ver, devo confessar). Por isso o "ainda bem que bilheteria não mede qualidade". Achei que eu tivesse sido clara, quando deixei, mesmo nas entrelinhas, que a super globo é muito boa no que faz, convenhamos. Sim, bilheteria mede popularidade (o que também pode unir-se à qualidade, a meu ver), e sendo assim, por outro lado, é até muito boa a informação de que Bethânia está ali, na 'boca do povo', 'perdendo' (o que não é uma perda, sendo incomparáveis) só pra Xuxa. Poderia ser muito pior como, por exemplo, a Kelly Key como segunda maior venda.

Ariel Pádua disse...

Exato.

Maria Bethânia ficar atrás somente da Xuxa (que é um mero produto vazio e com todo um mega esquema Global por trás) não é perder, é ganhar!

:)

beijos.